sábado, 9 de agosto de 2014

Dia 12 - 6-8-2014 – De Plitvice a Zadar – 171 km

Como o “tempo” estava ameaçador, equipámo-nos para a chuva e dirigimo-nos para o Parque Nacional de Plitvice, classificado pela Unesco como património da humanidade.
Escolhemos o percurso médio, C de 4 a 6 horas. Para além das espécies vegetais, este parque é constituído por um largo conjunto de cascatas, lagos e rios, de uma beleza difícil de descrever.
À entrada fomos avisados que alguns troços do percurso se encontravam inundados tendo de seguir percursos alternativos.
A meio do percurso cruza-se um dos lagos de barco e final regressa-se ao início de comboio. Concluímos o percurso em 4h e 40m, a parte final passámos mais rapidamente pois começou a chover intensamente e sem interrupções.








Seguimos em direção a Zadar ( a cerva de 130 km ). Fizemos ainda cerca de 70km até à autoestrada. Nesta zona ainda é possível ver uma ou outra casa com marcas da guerra. À beira da estrada surgiam também muitos cemitérios com aspecto algum estranho e monumentos miliares, provavelmente com ligação à guerra.

A chuva continuou até passarmos uma cadeia montanhosa. A paisagem passou de floresta a zona de “charneca”, com vegetação rasteira. A chuva parou e “passámos do inverno a verão”.
Em Zadar dirigimo-nos ao terminal de ferrys e comprámos os bilhetes para Ancona ( Itália ) para o dia seguinte ( saída as 12h, duração de 6 h).
Seguimos para Zaton, onde ficámos à beira mar no parque de campismo Zaton Holiday Resort.
Apesar da hora, 19:30, os mais novos ainda foram mergulhar nas águas do Adriático, que nesta zona provavelmente devido à profusão de ilhas não tem qualquer ondulação.

Como era dia de aniversário do n.º5, ainda houve tempo para cantarmos os parabéns e comer o bolo da praxe.

Sem comentários:

Enviar um comentário