terça-feira, 21 de agosto de 2018

Dia 13 – 19/08/2018 – Chefchaouen a Martil – 75 Km


De amanhã cedo, saímos a pé do parque de campismo em direcção ao centro de Chefchaouen. São 15 min descendo lentamente por uma escadaria no meio de pequenos pinheiros, com uma vista imponente sobre a localidade e as montanhas envolventes.

Chefchaouen é uma cidade muito pitoresca com as ruelas e becos da medina cheios do tom azul. Vê-se à venda tudo o que é comum, mas também ramagens de sobreiro e oliveira e ramos de palha, presumimos nós para alimentar os animais, mas também sacos de carvão, etc.

Há muitos turistas, mas a sua coexistência com os habitantes parece ser natural.

Visitámos o Kasbah, casa fortificada, construída no sec. XV, numa lógica de resistência à entrada dos portugueses nestes territórios.











Depois de uma compras ( caçarola de tajine e outras), de um sumo de laranja na praça central, subimos ao camping ( de taxi ...) e pelas 13:00 saímos para a estrada.

A estrada seguiu os vales do Rif, com um trânsito muito intenso e muitos mercados nas localidades, principalmente com animais, nomeadamente cordeiros, com uma intensidade muito grande nos arredores de Tétouan. Terá a ver com a festa do sacrifício do cordeiro da religião mussulmana que em 2018  se realiza nesta altura do ano.

A partir daqui entrámos numa zona da costa mediterrânica onde existem numerosas praias muito frequentadas pelos marroquinos. O trajeto entre a saída de Tétouan e Martil foi feito por avenidas largas muito cuidadas e com envolventes ajardinadas.

Ficámos em Martil no parque de campismos AlBoustane (N35º37,734;W5º16,663), muito próximo da praia, cuja marginal ainda percorremos.






Estamos a 58 Km do porto de Tanger Med. Amanhã cedo seguiremos caminho com a intenção de passar o estreito de Gibraltar.

Sem comentários:

Enviar um comentário