quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Dia 3 – 8/8/2019 – Picos da Europa ( lagos e Covadonga )


No verão e épocas festivas para acesso aos lagos e Covadonga são disponibilizadas 5 parques de estacionamento com serviço de autocarro a 9€ por pessoa ( válido para todo o dia no trajeto entre Cangas de Onis e os lagos ). O P1 em Cangas de Onis e os restantes ao longo da estrada de acesso.
Assim saímos a pé pelas 9:30 em direção ao parque de estacionamento P2 situado a cerca de 1200m.
Até Covadonga ( 5 Km ) o acesso é limitado à disponibilidade de parques de estacionamento mas a partir daí ( cerca de 11 Km , com 940m de desnível) apenas podem circular autocarros e táxis.
Após Covadonga a estrada estreitíssima foi impressionante, com curvas acentuadas, encostas e cruzamentos com outros autocarros de tirar a respiração.
Os lagos, La Ercina e Enol, situam-se numa zona tipo planalto envoltos em prados verdes onde pastam vacas que vão coexistindo mais ou menos calmamente com os visitantes. Num dos picos ainda se viam restos de neve. Fizemos um percurso pedestre circular com cerca de 3 Km que nos permitiu ter acesso às  vistas em vários pontos.









Pelas 14:00 apanhámos o autocarro e descemos até Covadonga. Aqui encontra-se numa gruta o túmulo de Pelágio, rei das Astúrias que neste local derrotou um exército mouro. A basílica aqui existente foi construída no séc. XIX.




 Aproveitando os bilhetes diários descemos em autocarro até Cangas de Onis, onde fizemos compras e nos “hidratámos”.  No regresso o motorista do autocarro simpaticamente parou na rotunda de acesso ao camping e pelas 17:30 já estávamos em modo de descanso.



Sem comentários:

Enviar um comentário