domingo, 21 de agosto de 2016

Balanço – Irlanda - 2016



Esta viagem de 15 dias pela Irlanda correspondeu às expetativas, nomeadamente o verde das paisagens, as falésias, os castelos, os pubs, as cidades, etc.

Os irlandeses são um povo simpático e disponível para ajudar quem os visita como constatámos várias vezes.
A Irlanda soube manter e valorizar as suas tradições, a música que nas zonas centrais das cidades está muito presente, a arquitetura das casas, sem densidade excessiva e construção em altura como se verifica em Portugal e com arranjos e apresentação cuidados.

Vêem-se bastante autocaravanas irlandesas a circular, no entanto a oferta de instalações de apoio ( áreas de serviço, parques de estacionamento dedicados ) é quase nula.
Existem bastantes parques de campismo e caravanismo, por vezes são bastante espaçados pelo que há que ter cuidado quando a tarde chega ao fim.
Ficámos todas as noites menos uma em parque, todos com boas ou excelentes condições e localizados com o GPS através dos POI de http://www.archiescampings.eu/.
Esta opção deveu-se principalmente às condições logísticas necessárias para nós.
Para os companheiros que não pretendam a utilização sistemática de parques de campismo sugiro a inscrição no Safe Nights Ireland.

Outras sugestões:
- O Irish Caravan and Camping Council reúne os parques que obedecem a critérios de qualidade. Tem uma aplicação para Android para download.
- O site www.campingcar-infos.com tem disponível POI de áreas de serviço desagregadas por tipo de localização para toda a europa.

Para ida na época alta sugere-se a reserva de passagem de ferry com pelos menos 4 meses de antecedência, pois a oferta é limitada e a procura grande. No caso foi feita em Maio e já não foi possível para os dias mais propícios.

Como em viagens anteriores foi utilizado o guia American Express. Estes guias são extremamente completos tornando-se muito úteis.

Foram percorridos 5435 Km por estrada dos quais 1796 na Irlanda.

Sem comentários:

Enviar um comentário